Livros Publicados

Livros publicados sobre a ADI:

As Chaves do Inconsciente

Autor(a): Renate Jost de Moraes

Editora: SPES EDITORA

O livro As chaves do inconsciente é dividido em quatro partes, sendo que ao longo das três primeiras, a autora conceitua o inconsciente e trata também da sua caracterização, das suas dimensões na família e também no dia a dia. Renate Jost traz para o leitor o convite a perceber que essa dimensão do inconsciente está presente no cotidiano de forma bem simples e concreta.

A autora também apresenta pontuações muito claras da percepção inconsciente que se encontra nítida na criança, por meio das suas atitudes, dos seus movimentos e principalmente da atitude da criança ainda no útero materno que interage com os pais, que emocionalmente se envolve, participa daquilo que acontece ao longo de toda a sua gestação.

O amor conjugal é também retratado no livro. O leitor é convidado a refletir sobre o momento de escolha do homem e da mulher por um parceiro, que não é só um parceiro sexual, um parceiro amoroso, mas um parceiro pra vida toda. Como ela mesma nos diz, " ...um casal, ao se escolher mutuamente para uma vida de doação total e permanente, busca essa escolha, de certa forma, nas raízes do amor que nutriu por seu pai e por sua mãe, no cerne do amor que lhe foi vital para o desenvolvimento psiconoosomático. Na realidade é o próprio inconsciente que participa da escolha mutua entre homem e mulher. Um amor que foi assim alicerçado não tem condições de simplesmente "desaparecer ou morrer". (JOST, p154 e 155)

Na parte 4 do livro, a autora apresenta casos clinicos mostrando a aplicação da ADI no âmbito terapêutico, da terapia de integração pessoal TIP.

O Inconsciente sem Fronteiras

Autor(a): Renate Jost de Moraes

Editora: Ideias Letras – 574 páginas

A obra sustenta-se em três temas principais. O primeiro deles, analisar o problema da angústia do homem moderno através de enfoques específicos do histórico do conhecimento. A ênfase recai sobre a divisão aparentemente e irreversível, gerada entre o saber filosófico ou humanístico e a metodologia cientifica, considerando-se as perniciosas consequências dessa dicotomia sobre a integralidade humana e a busca de sentido dos homens e da humanidade.

O tema seguinte oferece uma solução para o problema citado, através da apresentação de uma metodologia para esse fim criada e elaborada pela autora deste livro. É o processo denominado Abordagem Direta do Inconsciente ou ADI que estrutura-se sobre os moldes científicos da pesquisa de campo, mas focaliza como área de atuação o inconsciente ou a interioridade mais profundo do homem, onde se situa a sabedoria universal e a intuição. Nesse nível torna-se possível o "impossível", ou seja, a conciliação harmoniosa entre os conhecimentos científicos e os "humanísticos" e mesmo os transcendentais. O Método ADI posiciona-se também como respondendo ao espirit de l’époque e é proposto como paradigma científico complementar.

O último tema, embora o primeiro na sequência desta obra, relata a experiência de aplicação prática da ADI, concretizada em relação a pessoas em estado "psiconoossomático" de sofrimento, através do que se chamou de Terapia de Integração Pessoal ou Método TIP. Por meio da ilustração com 257 trechos de casos clínicos, retirados dos casos atendidos pela autora, e em confirmação com os resultados obtidos pela equipe de TIP-terapeutas num total de 80 mil casos atendidos (2004) no Brasil, evidenciam-se realidades antes desconhecidas do inconsciente e apresentam-se resultados inéditos do tratamento.

 

As Técnicas do Método ADI/TIP

Autor(a): Eunides Almeida

Editora: O Lutador – 2008 - Volume 1 – 416 páginas

A obra revela o encontro da experiência da terapeuta com seu grande desejo de ensinar e de transmitir os conhecimentos técnicos da TIP terapia. Aliado às questões pessoais, está a grande necessidade de ajuda aos novos profissionais que buscam se formar no método ADI/TIP, por isso um livro que apresente as técnicas do método de forma clara e bem pontual.

O livro mescla recursos técnicos para realização do processo da TIP terapia com exemplos de casos clínicos explicados. Apresenta situações particulares da metodologia, e traz também casos de atendimentos feitos por especializandos no método, com o objetivo de aprimorar a aplicação do método ADI/TIP nos atendimentos.

Uma Mulher em Busca da Verdade

Autor(a): Cesar Alberto dos Santos

Editora: Fazenda da Esperança - 2013 - 1ª edição - 191 páginas

A biografia sobre a pesquisadora Renate Jost de Moraes foi escrita pelo padre César Alberto dos Santos. O direcionamento principal da obra é a própria iniciativa de Renate para a criação do método terapêutico, traduzido no título Renate Moraes – uma mulher em busca da verdade.

O livro apresenta 11 capítulos, além de contar com a apresentação de frei Hans Stapel. Em suas 191 páginas, estão distribuídas as histórias que marcaram a vida profissional e humana de Dra. Renate. O histórico, desde a origem da família alemã no Brasil, passando pelo casamento com Rafael, a descoberta profissional e o sentido do chamado e da obra desenvolvida por ela, são tratados na obra.

O autor do livro, padre Carlos Alberto é um dos primeiros consagrados da Família da Esperança, foi formador em Guaratinguetá (SP) e assume a comunidade terapêutica de Guadalajara, no México, e mundialmente os grupos de Esperança Viva (GEV). Nas páginas de apresentação da obra, padre Carlos Alberto comenta o surgimento do livro. “Por isso nasceu este livro, que quer colocar em relevo a história, a vida, a fé, a obra de uma mulher brasileira, uma mãe, uma esposa, uma psicóloga, mas sobretudo uma cristã, coerente até o fim com a verdade. (...) Felizmente, antes de sua morte, ela mesma conseguiu corrigir e fazer seus acréscimos a esta obra... E sua história deve testemunhar Aquele a quem ela serviu e buscou ardentemente nesta terra, e com quem ela seguramente convive agora na eternidade”.

Outras publicações da equipe da autora do método sobre temas correlatos:

Violência escolar – a percepção dos atores escolares e a repercussão no cotidiano da escola

Autor(a): Celia dos Santos

Editora: Annablume - São Paulo - 2007 - 204 páginas

Neste livro, Célia Marra discute o fenômeno da violência escolar a partir da definição e descrição do que seja violência escolar e sua conseqüência no cotidiano da escola. Para isto, desenvolveu uma pesquisa de cunho etnográfico em uma escola pública de ensino básico, através da qual, privilegiando a escuta e a observação do seu cotidiano, conseguiu desnudar o que se passa no interior da instituição, acometida por fenômenos de violência explícita, ao extremo do ferimento e óbito de aluno em suas dependências.

Apoiada nas construções teóricas de Michel Maffesoli e Hannah Arendt, sobre a gênese da violência, e em pesquisadores da violência escolar, entre eles, Eric Debarbieux, na Europa, Marília Spósito e Eloísa Guimarães, no Brasil, a pesquisa veio confirmar o conflito semântico do termo já denunciado por estes pesquisadores e surpreende na denúncia dos fatores etiológicos da violência escolar.

Por trás da máscara de ferro

Autor(a): Maria Clara Jost

Editora: EDUSC - 2006 - 412 páginas

Investigar as motivações mobilizadoras do comportamento do adolescente em conflito com a lei é o objetivo geral desse livro. A autora busca certificar-se dos valores, regras, modelos, expectativas e projetos existentes por trás da “máscara de ferro”, cujo sentido metafórico sugere o efeito contraditório e danoso resultante de uma complexa condição existencial em que se confundem fragilidade, medo, violência e sofrimento.

A análise do conteúdo das entrevistas possibilitou a identificação dos significados das vivências desses sujeitos-adolescentes, assim como suas motivações subjacentes, e o resultado apontou uma ambivalência existencial causadora de intenso sofrimento envolvendo todas as dimensões do seu ser.

O adolescente em conflito com a lei é, antes de tudo, um ser que, frustrado em seus objetivos de autorrealização, agride a sociedade que o exclui.



Calendário

<< Outrubro 2017 >>
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4

Novidades - Fique por dentro de tudo o que acontece na TIP Clínica.