TIP Clínica

For English version, click here

A TIP CLÍNICA colabora com as pessoas na recuperação do seu bem-estar, qualidade de vida, além da recuperação da saúde psíquica e emocional a partir dos recursos possibilitados pela Abordagem Direta do Inconsciente (Método ADI/TIP®), ajudando a descobrir que seus pontos fortes, potenciais e qualidades pessoais sempre estiveram presentes no interior de cada um.

A TIP CLÍNICA possui sua sede em Belo Horizonte e é considerada um negócio social* de natureza interdisciplinar de psicologia, saúde e bem-estar especializada no Método ADI/TIP®, utilizado como recurso complementar da psicoterapia fenomenológico-existencial (PFE) e funciona como “Clínica – Escola” da FUNDASINUM, entidade sem fins lucrativos cujas finalidades estatutárias são: o atendimento a pacientes carentes de recursos, a Pesquisa Científica e a formação de profissionais e agentes multiplicadores desse trabalho através do método ADI®).

A TIP CLÍNICA é ainda CONVENIADORA de Clínicas e consultórios aptos a atuar em nome da Rede, formada por profissionais certificados tecnicamente pela FUNDASINUM anualmente.

A TIP Clínica utiliza o Método da Abordagem Direta do Inconsciente (ADI), cuja aplicação clínica se dá por meio da Terapia de Integração Pessoal (TIP), ou Método ADI/TIP®, que foi criado e desenvolvido pela psicóloga Gisela Renate Jost de Moraes (1936-2013), desde o ano de 1975, a partir dos dados que foram emergindo de sua experiência clínica. Desse modo, todas as possibilidades ofertadas por meio desse processo psicoterapêutico, assim como seus resultados, são frutos da pesquisa empírica construída a partir dessa prática.

Desde então, seus resultados têm sido sistematicamente pesquisados no universo de 135 mil pacientes (dados até 2018), tanto em enquetes sobre a satisfação do cliente (com percepção de melhora no percentual de 80%), quanto em pesquisas científicas, divulgadas em congressos nacionais e internacionais, eventos afins e em revistas científicas. *2

Foram desenvolvidas (2018) duas pesquisas de pós-doutorado sobre o Método ADI/TIP® juntamente à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) distinguindo-a como uma psicoterapia cientificamente sustentável segundo o conceito de Prática Baseada em evidência (PBE) em Psicologia. Corrobora os princípios fundamentais da filosofia e antropologia fenomenológica e apresenta estreita afinidade com a Psicoterapia Fenomenológico-existencial, com a qual colabora como recurso complementar.

 

VISÃO DA CLÍNICA

Figurar entre os maiores centros de reumanização social do mundo.

MISSÃO DA CLÍNICA

Promover a integração pessoal do ser humano em sua tridimensionalidade (biológica, psíquica e noológica), recuperando suas capacidades e seus potenciais, ajudando-o no seu protagonismo vital e capacitando-o para enfrentamento de problemas.

VALORES:

  • Confidencialidade
  • Fidedignidade
  • Integridade
  • Coerência
  • Ética
  • Excelência
  • Solidariedade
  • Amor

A Clínica oferece programas específicos para diversos públicos e idades, atuando a partir de três vertentes distintas:

  1. Prevenção do Estresse
  2. Preservação da Saúde e
  3. Restauração da Saúde.

Equipe de Acolhimento TIP Clínica Belo Horizonte:

 

*Negócio Social – empresa que não visa o lucro, embora autossustentável financeiramente que têm como missão precípua a solução de problemas com impacto social.

 

*2 Psicoterapia, mudança, novas intervenções: o Método ADI/TIP – uma nova possibilidade de psicoterapia? Jost, M.C. Universidade Federal de Uberlândia –UFU, 2018; Transgeracionalidade e Conjugalidade: Pesquisa psicológico-fenomenológica sobre transmissão psíquica entre gerações na práxis do Método ADI/TIP. Almeida, Eunides. Universidade Federal de Uberlândia –UFU, 2018; Intervenção clinica no sofrimento depressivo: Método ADI/TIP, Psicologia e Fenomenologia dos Afetos. Jost, M. C. Psicologia: Teoria e Pesquisa (no prelo); Influência das Percepções Maritais/Parentais sobre Relacionamentos de Conjugalidade. Jost, M. C. ; Moraes, G.R.J. ; Gotelip, F. C. V. ; Malveira, G. M. ; Troccoli, B. T. Psicologia: Teoria e Pesquisa ,v. 25, p. 647-655, 2009; Avaliação de músicas compostas para indução de relaxamento e seus efeitos psicológicos. Nunes-Silva, M.; Valadares, A.C.D.; Rosa, G.T. Lopes, L. C.M.; Marra, C. A.S. Psicologia: Ciência e Profissão, 36 (3),709-725; A música para indução de relaxamento na Terapia de Integração Pessoal pela Abordagem Direta do Inconsciente – ADI/TIP. Nunes-Silva, M., Moreira, L.C., Jost de Moraes, G.R., Rosa, G. T., & Marra, C. A. (2012). Contextos Clínicos, 5 (2), 88-99, para citar alguns.



Calendário

<< Novembro 2019 >>
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

21/11/2019
Webinário sobre o Método ADI/TIP