Profissionais Certificados

Clique aqui e veja a lista de profissionais certificados e atualizados pela Escola de Formação da FUNDASINUM e pelo Curso de Pós-graduação Lato sensu em convênio com a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais para a aplicação do processo psicoterapêutico do Método ADI/TIP * . Essa metodologia terapêutica foi criada e desenvolvida pela psicóloga Renate Jost de Moraes (1936-2013), a partir de 1975, de modo a possibilitar a pesquisa à interioridade humana e a abordagem direta – sem necessidade de interpretação nem análises externas ao sujeito – às vivências psíquicas e seus conteúdos que estão registrados em um nível inconsciente. O Método ADI/TIP * é aplicado em psicoterapia por psicólogos e médicos por meio da Terapia de Integração Pessoal-TIP, conforme sua categoria de formação atual. Também nessa lista se incluem os profissionais brasileiros e estrangeiros que foram capacitados para a utilização do Método ADI* em suas outras aplicabilidades terapêuticas que não incluem a Terapia de Integração Pessoal, porém, que se utilizam de alguns de seus recursos terapêuticos. Esses recursos terapêuticos auxiliares são constituídos pela: ADI Orientação * – Aplicada à vivências de exercícios em grupos em diversas áreas; ADI positivação * – abordagem direta aos conteúdos afetivo-emocionais inconscientes com enfoque apenas nas vivências psíquicas positivas, sem utilizar o processo psicoterapêutico integral; ADI Médica * – Abordagem direta de conteúdos afetivo-emocionais inconscientes em sua interrelação com as doenças psiconoossomáticas.

Disponibilizamos o e-mail do colegiado da escola (tania@tipclinica.com.br) ou o telefone (+55 31 3071-0101) para dirimir quaisquer dúvidas em relação à mesma.

O Método ADI/TIP*** – Metodologia que possibilita o acesso direto aos conteúdos psíquicos correlacionados às vivências psíquicas em todas etapas da vida humana, a começar pela gestação. Sua aplicação clínica integral consiste no processo psicoterapêutico da TIP Terapia cujos recursos permitem tanto o reforço daqueles conteúdos construtivos que dizem respeito aos posicionamentos singulares que conduzem a pessoa à autodescoberta de seu Eu-pessoal mais autêntico e de suas qualidades peculiares, quanto aqueles conteúdos ligados aos registros das vivências cujos posicionamentos são prejudiciais e destrutivos pelo fato de distanciarem a pessoa daquilo que se refere ao seu si mesmo original, conduzindo-a a assumir uma vida não realizadora e limitada por autoconceitos que perturbam o seu desenvolvimento e limitam os horizontes de sua existência.

A TIP-Terapia * Consiste em um processo psicoterapêutico de curta duração (10-15 sessões de psicoterapia) com aplicação integral do Método ADI/TIP. A aplicação integral do Método ADI/TIP contempla três etapas: a) uma consulta médica, b) 13 Exercícios Preparatórios para a Terapia (EPTs) que incluem 4 sessões de exercícios psicopedagógicos de visualização simbólica de conteúdos positivos motivadores para a psicoterapia, c) as 10-15 sessões de Tip-Terapia e 5 sessões de Reforço psicoterapêutico. A aplicabilidade da psicoterapia do Método ADI/TIP é autorizada apenas aos profissionais que concluíram ou que estão em processo final de conclusão do curso específico de formação para tal finalidade (visando a formação para TIP Terapeutas) em curso de carga horária total de 1.158 horas, que se somam a 3 anos de residência subdivididas em 3 etapas de graduações sucessivas (níveis básico, intermediário e avançado).

A ADI Orientação * Os conteúdos teóricos oriundos das pesquisas do Método ADI/TIP**, fundamentados na psicologia fenomenológica de E.Husserl e E.Stein, são disponibilizados para trabalhos de orientação com grupos, nas diversas áreas das ciências humanas. Além disso, disponibiliza-se exercícios formulados de acordo com os temas abordados em cada grupo.

A ADI Positivação * – Consiste em 5 a 10 atendimentos com a utilização de recursos do Método ADI para a reativação das vivências, desde a vida intrauterina, dos registros positivos que fazem parte e estão sempre presentes na memória inconsciente. Os ADI positivadores, no Brasil, são psicólogos ou médicos que receberam formação para trabalharem especificamente com o acesso aos conteúdos positivos das vivências psíquicas, não estando, contudo, habilitados a trabalharem com o acesso aos registros ligados aos sofrimentos psíquicos, que é exatamente a área de atuação dos TIP Terapeutas.

A ADI Médica ** – É realizada apenas por médicos especializados no Método ADI/TIP – Consiste na investigação do entrelaçamento entre as vivências psíquicas e o adoecimento psiconoossomático.

 

 


Calendário

<< Setembro 2020 >>
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
3